Entrevista

Published on março 17th, 2014 | by Leandro Garcia

Entrevista com Fiaspo do canal FiaspoGames

Gamers boa noite,

Estamos com mais uma entrevista aqui no ReportGamer e desta vez estamos com Fiaspo do canal FiaspoGames. Em seu canal existe rico material voltado para jogos mais antigos resgatando aquela nossa nostalgia, que são divididos em gameplays e séries específicas sempre contando com boa edição de áudio, vídeo e também bom material de pesquisa, sem mais delongas vamos para entrevista.

1 – ReportGamer: Fiaspo, antes de falarmos do seu canal, conte para nós um pouco de sua história gamer antes do YouTube?

Resposta: Minha história com os games começa 7 dias antes de eu nascer, pois meu irmão em 98 poucos dias antes de eu nascer, comprou o PS1, e com isso desde muito novo eu acompanhava ele jogando qualquer tipo de jogo. Com isso, não demorou muito para eu pegar o gosto da coisa, e lá com os meus 3 anos de idade, mesmo não sabendo como funcionava as coisas, eu sempre estava lá apertando alguns botões. Gostava muito de ficar jogando Yu-Gi-Oh! Forbiddens Memories,  Megaman X5, Metal Gear, Crash Bandicoot, Castlevania e entre outros clássicos que tem para o PS1. Ao mesmo tempo que eu jogava o PS1, eu peguei o final da geração do Super Nintendo, até porque eu moro numa cidade no interior de Minas, e se no Brasil as cosias chegam atrasadas, imagina no interior?! HAHA Enfim, meu primo tinha o Super Nintendo, e eu sempre estava na casa dele jogando Aladdin, Power Rangers, Super Mario World e nem da para falar todos os jogos, é muita coisa. E com o tempo é claro eu fui gostando cada vez mais, até que comprei um Polystation sem saber que era um clone do Nintendinho, mas eu gostava dos jogos mesmo tendo um console com os gráficos completamente superiores. E hoje eu gosto muito, não só de jogos antigos, mas como de jogos atuais.

2 – RG: Quando foi que você teve a ideia e a vontade de fazer vídeos sobre games para o YouTube?

R.: Eu faço vídeos para o YouTube desde 2010, e era um canal de tutoriais, era algo sem pretensão nenhuma, gostava de ensinar as pessoas a mexerem com blogs, sites, design e tudo mais. Era bacana interagir com quem comentava, e em um bom tempo depois em 2011 eu me interessei em saber como que as pessoas conseguiam gravar vídeos de vídeo game, e foi assim que tudo começou. Eu aprendi a gravar gameplays e a coisa foi tomando tamanho, e hoje o canal já nem é mais gameplay mas continua com vídeos relacionados ao mundo dos jogos, e outras coisas também.

3 – RG: Seu canal no início era focado mais em gameplays antigos, depois você veio diversificando este conteúdo com muita qualidade, esta mudança se deu ao feedback dos inscritos ou por escolha sua mesmo?

R.: Posso dizer que esse acontecimento ocorreu por parte dos dois lados. Como foi citado, realmente o canal era de gameplays antigos, e depois foi mudando. Isso aconteceu porque ao mesmo tempo em que eu postava as gameplays, eu alguma vez no mês trazia algo diferente para o canal, e eu sempre notava que o feedback era sempre maior, e eu ficava chateado em ver que as gameplays não estavam dando certo. E ano passado eu decidi focar o canal em apenas vídeos informativos e não me arrependo, e hoje está dando muito certo!

maxresdefault (1)4 – RG: Completando a pergunta anterior, conte-nos um pouco sobre sua rotina de gravações, edições e escolha dos games e séries para o canal?

R.: Em questão a isso eu ainda preciso me organizar bem, tenho esse problema para se organizar. Atualmente estou tentando manter um padrão no canal de um vídeo por semana, mas acaba que eu enrolo muito, e vou fazendo quando me da vontade mesmo. Eu sempre separo o vídeo que vou fazer, eu olho nas minhas ideias e escolho o vídeo, logo depois já pesquiso sobre o assunto e faço o roteiro, gravo, edito e mando pro YouTube, mas esse processo costuma levar de 2 a 3 dias para eu conseguir finalizar o vídeo.

5 – RG: Muitos YouTubers se dividem entre seus “empregos normais” e seu canal o que muitas vezes se torna muito cansativo, você está nessa ou investiu tudo no YouTube?

R.: Atualmente eu tenho estudado, faltam 2 anos para eu me formar no colegial, e me dedico ao canal. E recentemente fui convidado para participar de um canal de comedia, onde algumas pessoas da minha cidade estão produzindo os vídeos, isso agora está me deixando um pouco apertado nas tarefas do canal, e também na escola. Mas por um lado, está sendo uma nova experiência, estou aprendendo algumas coisas, mas tenho medo de dar errado, ou de sujar minha imagem e outras coisas.

6 – RG: Você deu uma palestra ao ENAGON, conte-nos um pouco sobre esta experiência?

R.: Foi uma coisa bem legal, sempre tive vontade de dar uma palestra, e dessa vez foi online. O pessoal da ENAGON disse que teve resultados bacana, eu espero ter ajudado de certa forma a quem assistiu, e aos organizadores também.

7 – RG: O que você acha do YouTube Brasil na parte de games, curte outros canais? Acha que existe uma saturação de canais de gameplay?

R.: O YouTube brasileiro na parte dos games tem ficado muito saturado, eu acabo que hoje não acompanho nenhum canal que posta gameplays, os canais que eu acompanho são praticamente de todos os meus amigos. Eu gosto de tudo um pouco, gameplay só assisto quando necessário xD.

download8 – RG: Agora vamos falar de um assunto chato que é a nova política do YouTube sobre os flags, o que você achou desta mudança? Acha que isso pode terminar ou ao menos modificar como o conteúdo em vídeo é feito para os gamers ou canais em geral?

R.: Me prejudicou por alguns meses, mas me recuperei e hoje só tenho um vídeo com flag. Eu estou sempre tentando me adaptar as essas politicas e “burlando” as vezes quando possível

9 – RG: Como é a interação com seus inscritos seja por comentários, mídias sociais, eventos ou lives?

R.: Sempre que posso estou respondendo os comentários em todas as redes sociais, mas onde eu me interajo mais é em um grupo do Facebook onde está a maioria dos inscritos e também alguns amigos como o Sr.Wilson (Colonia Contra Ataca), Gusang (AssopraFitas), Tomás (NeoTrShow) e entre outros YouTubers.

10 – RG: Em seu canal tem minha série preferida é a “voltando no tempo” quando você mostra um pouquinho de jogos antigos e para mim nostálgicos. Você particularmente tem uma série ou vídeo favorito? Poderia fazer um Top 3 para nós?

R.: A série que eu mais gosto é a “Você sabia?”, sempre que estou produzindo um vídeo desta série, eu fico empolgado e fico sabendo de muitas coisas novas no processo do roteiro, como recentemente fiz o do Chaves, e com isso eu acabo também descobrindo várias curiosidades novas, e fico bem por dentro sobre o assunto. 

Top 3 dos vídeos que eu mais gosto:
3° Você sabia? Caverna do Dragão 
2° Você sabia? Chrono Trigger
1° Você sabia? Dragon Ball

11 – RG: Você que já tem um tempo de canal, e com mais de 100k de inscritos, que conselho pode dar para um jovem gamer que pretende iniciar seu canal no YouTube?

R.: Faça por diversão, se logo de início já está procurando lucrar com isso, nem comece, tente também ser o mais criativo possível, fazendo vídeos que ninguém ainda fez, com temas legais, interessantes. E claro ter uma boa qualidade de áudio e vídeo, que é o mínimo que qualquer pessoa hoje quer assistir no YouTube.

maxresdefault12 – RG: Com relação ao mercado brasileiro de games, houve um crescimento muito grande nesta geração que foi finalizada, o que espera para esta nova geração de games que chegou agora no Brasil?

R.: Estou na esperança de novos exclusivos, mais por parte da Sony, que vem trazendo uma variedade de jogos impressionantes, e sem contar que agora praticamente todos os jogos estão vindo com legenda e dublagem brasileira.

13 – RG: Esta pergunta faço para todos os entrevistados aqui do site, então fique á vontade para responder, existe uma preferência sua por PC ou Consoles? Por quê?

R.: Console, porque desde o começo eu sempre joguei mais nos consoles e mesmo jogando muito no PC atualmente, eu ainda prefiro os consoles.

14 – RG: Como falamos um pouco mais atrás, no início você tinha um foco bem mais pesado gameplays e depois passou para séries mais explicativas como o ótimo “você sabia?” Particularmente hoje você prefere foco mais nestes vídeos explicativos ou no velho e clássico gameplay?

R.: Hoje ta bem separado, eu acabei criando um canal para postar as gameplays, porque eu gostava de gravar eu jogando alguma coisa, e então separei as coisas e tem dado certo. Mas hoje realmente prefiro ter o FiaspoGames focado nesses vídeos mais informativos e bem elaborados.

15 – RG: Fale-nos um pouco do seu novo canal o FiaspoPlay?

R.: O FiaspoPlay é nada mais do que uma versão nova, do velho FiaspoGames, onde eu continuo jogando clássicos  que fizeram parte na minha infância.

16 – RG: Agora por curiosidade dos redatores aqui do site, já aconteceu algo engraçado nas gravações que gostaria de compartilhar conosco? Já foi reconhecido na rua por algum inscrito?

R.: O que sempre acontecesse quando eu vou gravar, é que assim que eu aperto no play, não importa o dia, a hora ou lugar, parece que o mundo para pra ficar fazendo barulho justo na frente da minha casa, e várias vezes já usei isso pra brincar nos meus vídeos, reclamando de alguém que passa na rua, de um caminhão ou algo do tipo. Reconhecido na rua nunca fui, mas recentemente um garotinho que estuda na mesma escola do que eu, simplesmente deu um grito falando “aquele cara tem um canal bem daora no YouTube” foi estranho Oo.

17 – RG: Por último deixe seu recado para galera gamer!

R.: Queria agradecer primeiramente pelo convite, gosto muito de participar de entrevistas, contar um pouco da minha história. E o que eu posso dizer para vocês gamers, que continue jogando independente se o jogo é antigo ou novo, porque você sempre vai ter uma nova experiência, e existem muitos jogos que as vezes você não da muito valor, mas acaba sendo o melhor jogo que você já jogou em sua vida! 

Caso você tenha gostado da entrevista não deixe de comentar aí embaixo no campo de comentários. Para falar com o Fiaspo podem segui-lo no seu twitter @FiaspoGames e é claro em sua fanpage no Facebook.

Tags: , , , , ,


About the Author

Um gamer clássico que adora postar notícias e comentar com seu mundinho gamístico com todos!!!



Back to Top ↑
  • GameNews #25 – Recall Nier, Super Mario Run, Nintendo Switch e Jogos Brasileiros

  • Curtam nossa fanpage no Facebook

  • Sigam-nos no Twitter


  • Curta nossa fanpage no Google +

    Sigam-nos

    Curta nossa fanpage

  • ReportGamerTV

  • Sponsors


  • Nossas Badges



  • Parceiros







  • Cobertura ReportGamer na BGS 2015

  • Recomendados







  • Podcast GameNews